Follow:
Bratislava Curiosidades Eslováquia Europa Mochilão Europa Museus Pontos Turísticos Walking Tour

Bratislava, capital da Eslováquia

Uma cidade bastante conhecida por ser a cidade de um dia só!
Várias pessoas fazem um bate-volta até lá desde Viena, afinal somente 1 hora de viagem! Fomos de ônibus, e chegamos na rodoviária central, próxima a Catedral de Bratislava! 

Ali pegamos a pior nevasca da viagem, era impossível sair dali sem levar uma surra do vento e da neve! Infelizmente nosso passeio até lá ficou pra outro dia! Mesmo assim ainda conhecemos algo da cidade! 
Bratislava, Preßburg ou Pozsonyn é a capital e principal cidade da Eslováquia, situada a sudoeste do país, junto da fronteira com a Áustria e, da fronteira com a Hungria, tornando-se assim, a única capital européia situada na fronteira do seu país com outros dois.
A cidade é também cortada pelo rio Danúbio em seu curso. Com 427 mil habitantes, é a maior cidade do país.
Os Cárpatos, uma das notórias cordilheiras européias, começam no território da cidade, sede da presidência, do parlamento e do governo eslovacos, Bratislava conta ainda com universidades, museus, teatros e toda infra-estrutura comum às grandes cidades no que tange a vida política, cultural e social do ocidente. 

Bratislava, como foi rebatizada em 6 de março de 1919, tem sido conhecida por muitos nomes em diferentes línguas ao longo de sua história. Seu primeiro nome registrado, nos Annales Iuvavenses do século X, foi Brezalauspurc, literalmente: Castelo de Braslav. Uma curiosidade é que o nome Pressburg, também muito utilizado em publicações em inglês até 1919, e ainda hoje é utilizado ocasionalmente.






A cidade sempre está na rota de mochileiros e viajantes, afinal está a 50 minutos de Viena. O filme O Albergue, conseguiu fazer o impossível, manchou o nome da cidade e com isso o seu turismo caiu até 70%, eles deveriam processar o diretor do filme, afinal o filme quase todo é gravado em Praga, isso é que é propaganda reversa!

A cidade é bem central, algumas distâncias de outras cidades européias, está situada a : 62 km de Viena; 196 km de Budapeste; 324 km de Praga; 569 km de Belgrado; 769 km de Zurique; 1.266 km de Paris; 1.273 km de Amsterdã; 1.314 km de Roma; 1.473 km de Istambul; 1.602 Km de Londres; 1.735 km de Estocolmo; 1.886 km de Atenas; 2.104 km de Moscou e de 2.261 km de Madri. 
Inclusive saem ônibus de lá pra todas essas cidades!

A cidade de Bratislava caracteriza-se por torres medievais e grandiosos edifícios do século XX, mas tem experimentado uma profunda transformação em uma explosão de construção a princípios do século XXI. As catedrais e igrejas notáveis incluem a catedral gótica de São Martinho construída entre os séculos XIII e XVI, que serviu de coroação da igreja o Reino de Hungria entre 1563 e 1830. A Igreja dos Franciscanos, que data do século XIII, tem sido um lugar de cerimônias. É o edifício sacro mais antigo da cidade. O Castelo assim como em Liubliana é outro ponto turístico, situado num planalto cerca de 85 metros acima do Danúbio, o castelo de Bratislava é uma das estruturas mais proeminentes da cidade. 












A colina onde está o castelo é habitada desde o período de transição entre as idades de Pedra e BronzeLacika, e foi o local da acrópole de um povo celta, parte do Limes Romanus, um enorme assentamento fortificado eslavo, e um centro político, militar e religioso da Grande Morávia. Em 1430 o castelo foi convertido em uma fortaleza gótica anti-husitas baixo reinado de Segismundo de Luxemburgo, em 1562 converteu-se em um castelo renascentista, e foi reconstruído em 1649 no estilo barroco. Graças à Rainha Maria Teresa, o castelo converteu-se em uma prestigiosa sede real. Em 1811, o castelo foi destruído por inadvertência, e esteve em ruínas até a década de 1950, quando foi reconstruído em sua maioria no estilo da rainha Maria Teresa.

O Museu Nacional Eslovaco “Slovenské národné múzeum”, fundado em 1961, tem sua sede em Bratislava, na rivera na cidade antiga, junto com o Museu de História Natural, que é uma de suas subdivisões. É o maior museu e a instituição cultural da Eslováquia. O museu gerencia 16 museus especializados em Bratislava, o Museu da Cidade de Bratislava “Múzeum mesta Bratislavy”, estabelecido em 1868, é o museu mais antigo em operação contínua na Eslováquia. Seu principal objetivo é a crônica da história de Bratislava em diversas formas desde os primeiros períodos de uso das coleções históricas e arqueológicas. Oferece exposições permanentes em oito museus especializados. 
Como já frisei, voltarei aqui sem dúvida, viajar no verão por essa região deve ser um programa e tanto, e mesmo enterrada na neve eu adorei Bratislava!

Leia também:

Previous Post Next Post

No Comments

Leave a Reply

Loading Facebook Comments ...
%d blogueiros gostam disto: