Follow:
Brasil Mochilão Brasil

+ Brasília..


Bandeira Nacional (Ordem e Progresso)
Brasiliense é o nome que se dá a quem nasceu em Brasília. Candango é o termo dado a quem vive em Brasília, veio na época da construção, mas não nasceu na cidade. Atualmente também tem sido utilizado por alguns brasilienses para se identificarem. De origem africana, Candango significa “ordinário”, “ruim”, e era a denominação que se dava aos trabalhadores que participaram da construção de Brasília. Já segundo o Dicionário de Folclore para Estudantes, “candango” é palavra do dialeto quimbundo, da região da atual Angola, com a qual os africanos escravizados nomeavam os senhores de engenho.

Teatro Nacional (Sala Villa Lobos..) e Monumento a JK

Monumento a Juscelino, Criador de Brasília, Geografia de Brasília

Brasília se localiza a 15°50’16″ sul, 47°42’48″ oeste a uma altura de 1.000 a 1.200 metros acima do nível do mar no chamado Planalto Central, cujo relevo é na maior parte plano, apresentando algumas leves ondulações. Fauna predominantemente típica de cerrado. Em alguns lugares da cidade é possível observar-se espécies de gimnospermas, como os pinheiros e também diversos tipos de árvores provenientes de outros biomas brasileiros.

Praça dos Três Poderes, Palácio do Planalto

Clima de Brasília
O clima é tropical de altitude, com um verão úmido e chuvoso e um inverno seco e frio. A temperatura média anual é de cerca de 19,8ºC, podendo chegar aos 29,7ºC de média das máximas em setembro, e aos 12,9ºC de média das mínimas nas madrugadas de inverno em julho. A mínima absoluta histórica foi de 1,6ºC em 1975 (Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) sendo acompanhada de uma geada. A máxima absoluta histórica foi de 34,5ºC no ano de 1964 (Fonte: Inmet). A temperatura, porém, varia de forma significativa nas áreas menos urbanizadas, onde a média das mínimas de inverno cai para cerca de 10ºC. A umidade relativa do ar é de aproximadamente 70%, podendo chegar aos 20% ou menos no inverno.

Os Candangos, A Justiça
Museu Lúcio Costa (Maquete de Brasília)
Post ao som de Sui Generis “Rasguña las Piedras” , “Oleada” Coti, “Giros” Fito Paez, “Puente” Gustavo Cerati, “La Espada y La Pared” Los Trés .

Leia também:

Previous Post Next Post

No Comments

Leave a Reply

Loading Facebook Comments ...
%d blogueiros gostam disto: