Follow:
Brasil Mochilão Brasil

Brasília, Capital da Esperança..

Vista da Torre de TV, Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios

Cidade de Brasília
Brasília é a capital da República Federativa do Brasil, localizada no território do Distrito Federal.


Torre de TV

Também conhecida como “Capital da Esperança”, título dado pelo escritor francês André Malraux, foi inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, sendo a terceira capital do Brasil. A partir desta data iniciou-se a transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais. No último censo realizado pelo IBGE (2000) foi indicada uma população de 2,05 milhões de habitantes sendo 1,96 milhão na área urbana e cerca de 90 mil na área rural. As últimas projeções (IBGE 2004) indicam que a população total já esteja em cerca de 2,36 milhões de habitantes. Está situada na Região Centro-Oeste.

Museu de Brasília


Catedral de Brasília e os Sinos

O plano urbanístico da capital, conhecido como “Plano Piloto”, foi feito pelo urbanista Lucio Costa, que também concebeu o Lago Paranoá, o qual armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, o que a torna internacionalmente conhecida como a cidade com maior número de obras do arquiteto.

Anjos no teto da Catedral de Brasília

Segundo o geógrafo Aldo Paviani, Brasília é constituída por toda a área urbana do Distrito Federal, e não apenas a parte tombada pela UNESCO ou a região central, pois a cidade é polinucleada, constituída por várias regiões administrativas, de modo que as regiões perífericas, estão articuladas às centrais, especialmente na questão do emprego, e não podem ser entendidas como cidades autônomas. Essa posição acadêmica é sustentada juridicamente pela Constituição Federal de 1988, que no artigo 32 define Brasília como una, e proíbe taxativamente que seja dividida em municípios.

Post ao som de Soda Stereo, La Cupula, Sobredosis de TV y Hombre al Agua (Todos del Album El Ultimo Concierto 1997 en River.)

Leia também:

Previous Post Next Post

1 Comment

  • Reply Anônimo

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    29 de abril de 2013 at 00:49
  • Leave a Reply

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: