Follow:
Alemanha Curiosidades Europa Mochilão Europa Museus Pontos Turísticos Walking Tour

Berlim!

Depois de uma semana trabalhosa e com muita Copa do Mundo, volto com os posts do Mochilão Europa. Tá aqui um lugar que todo viajante adora! Berlim é daquelas capitais que você quer voltar sempre, inclusive no inverno! Ficamos na cidade uns 5 dias e já planejamos uma volta, de preferência no verão! 
Berlim é a capital da Alemanha e de seus 16 estados, ela também já foi a capital do Reino da Prússia, do Império Alemão, da República de Weimar e do Terceiro Reich. Como a maioria já sabe, depois da Segunda Guerra Mundial, a cidade foi dividida em Berlim Oriental e Berlim Ocidental e cercada pelo já famoso Muro de Berlim. De um lado a capital ocidental Bonn e do outro a capital oriental Berlin.
Berlim é uma cidade global e um dos mais influentes centros mundiais de cultura, política, mídia e ciência. 
Sua economia é baseada principalmente no setor de serviços, abrangendo uma variada gama de indústrias criativas, as corporações de mídia e locais de convenções. 
Berlim também serve como um hub continental para o transporte aéreo e ferroviário. 
Exemplos como o gigante aeroporto de Berlim e as várias estações de trem da Bahn espalhadas pelo país.


Em 30 de Janeiro de 1933, Adolf Hitler foi nomeado chanceler. Hitler desejava demolir e reconstruir Berlim, no projeto conhecido como Welthauptstadt Germania, o arquiteto proposto para esta nova cidade foi Albert Speer, porém o projeto nunca seria finalizado. Em 1939 com a invasão da Polônia, iniciava-se a Segunda Guerra Mundial que se estenderia até 1945, altura em que a Alemanha perde a contenda e Berlim é invadida pelo exército Vermelho. A partir de 1940, Berlim sofreu inúmeros bombardeios, especialmente no último ano da guerra, tendo a maioria dos edifícios ficado em ruínas.




Após o fim da guerra, as tropas americanas, britânicas, francesas e soviéticas, reunidas em Potsdam, dividem a cidade em quatro setores. Berlim viu-se no centro da Guerra Fria e foi a protagonista de uma de suas maiores crises, conhecida como o Bloqueio de Berlim, desencadeada quando a União Soviética interrompeu o acesso ferroviário e rodoviário às zonas de ocupação americana, britânica e francesa. A crise arrefeceu ao ficar claro que a URSS não agiria para impedir a ponte aérea de alimentos e outros gêneros organizada e operada pelas três potências ocidentais (EUA, Reino Unido e França).


























Em 1949 nasce, nos territórios controlados pelos soviéticos, a República Democrática Alemã, tendo por capital a zona oriental de Berlim. Os setores restantes de Berlim ficam dentro do território da RDA. Para evitar a fuga dos berlinenses para os setores ocidentais, o governo comunista construiu, em 1961, o muro de Berlim muro com cerca de 150 km de extensão, envolvendo os distritos restantes. 
Quem tentasse ultrapassá-lo era imediatamente morto. Dois filmes são ótimos para que se veja como os berlinenses viviam naquela época, O Tunnel e Good Bye Lênin!

A partir de 1989, as mudanças políticas que ocorrem na Europa Oriental levaram à queda do muro de Berlim e à abertura das fronteiras entre a RDA e o restante do território da Alemanha (RFA). Em 1990, a Alemanha reunifica-se e Berlim volta a ser a capital, depois de Bonn ter sido capital provisória da parte ocidental da Alemanha desde os finais da Segunda Guerra Mundial. 

Alguns dos principais pontos turísticos da capital e que merecem ser conhecidos:

Palácios e parques de Potsdam e Berlim
Estação Central de Berlim (Berlin Hauptbahnhof)
Torre de rádio Berlim (Berliner Funkturm)
Torre de televisão Berlim (Berliner Fernsehturm)
Unter den Linden e Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor)
Reichstag (Parlamento Federal)
Checkpoint Charlie e o que resta do Muro de Berlim
Ilha dos Museus (Museumsinsel)
Catedral de Berlim (Berliner Dom)


Mesmo no inverno conseguimos visitar quase todos os pontos turísticos, não deixe de fazer o imperdível Walking tour, todos os dias às 11hs e 13hs, essa é uma cidade que merece ser visitada sempre, na próxima vez queremos visitar Potsdam, a cidade dos Imperadores e o centro de concentração próximo à cidade, o tenebroso Sachsenhausen Camp Memorial! 

Logo, logo mais sobre Berlim e seus pontos turísticos!

Leia também:

Previous Post Next Post

No Comments

Leave a Reply

Loading Facebook Comments ...
%d blogueiros gostam disto: