Follow:
América Latina Cidade do México Curiosidades México Mochilão América Latina Mochilão México Museus

Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe (v.2)

Fizemos o passeio da Basílica junto com o das pirâmides, mas é possível conhecê-la pegando o próprio turibus, é só checar direitinho o horário e o itinerário! Sempre tive muita vontade de conhecer essa basílica, tanto por fazer parte da história mexicana, quanto pela estrutura e beleza. Foi um dos lugares mais bonitos e emocionantes. A catedral é imensa e bastante representativa para o povo mexicano, também pudera, lá está o manto da Virgem de Guadalupe, padroeira da América Latina e do México! Já falei sobre a Basílica na época da viagem.
A basílica é chamada oficialmente Insigne e Nacional Basílica de Santa María de Guadalupe, e é um santuário dedicado à Virgem Maria de Guadalupe, localizado em um dos lugares mais representativos da Cidade do México, o Monte de Tepeyac. Esta basílica é um dos santuários mais visitados do mundo, ficando atrás somente da Basílica São Pedro do Vaticano. Os mexicanos e latinos são muito devotos, mais de 20 milhões de pessoas a visitam por ano.

A história da Virgem é algo realmente extraordinário! No nosso passeio a guia, uma mulher de uns 40 e poucos anos, mexicano, nos contou com detalhes tudo sobre a Catedral antiga e a nova, além é claro de todas as curiosidades que rondavam a mística do local, ela também nos acompanhou nas visitas à cidade de Teotihuacán e as ruínas de Tlatelolco!

A imagem da Santa de devoção ficou impressa em um tecido feito com as fibras do maguey, uma planta muito utilizada pelos índios mexicanos. É quase impossível fazer algum desenho ou pintura nesse tipo de fibra! A simbologia dessa história no México é algo transcedental e rico, o rosto impresso nessa fibra mostrou uma jovem mestiça, coisa que não existia no México naquele tempo!

 Além dessa, várias histórias rondam esse manto sagrado, que está em exposição na parte posterior do altar dentro da Basílica nova! Um momento bastante emocionante pra mim, que sou fã de Igrejas e Catedrais! No mesmo dia ainda fizemos mais dois passeios os da ruínas de Tlatelolco e da cidade de Teotihuacán, que fica a uns 40km da Cidade do México, passeio mais que imperdível!

Leia também:

Previous Post Next Post

3 Comments

  • Reply Aline Aimée

    Sou completamente pirada em arquitetura de igrejas.
    As duas são muito lindas (são duas, né? a antiga e a nova?)
    Normalmente, acho igrejas de arquitetura mais modernosa meio esquisitas, mas dessa eu gostei.
    Adorei o relógio com sinos na parte externa.

    Beijinhos!

    23 de dezembro de 2014 at 20:18
  • Reply Flávia Donohoe

    Eu também, adoro conhecer igrejas e ver a arquitetura, nunca vi nenhuma parecida, tem sempre algo que a torna diferente! Sim, são duas, a velha onde foi encontrado o manto, e a nova, nessa última são gravadas as cenas dos casamentos das novelas mexicanas, quase todo mês tem uma gravação!

    Sempre tive muita vontade de conhecê-la, o que você acha da Catedral de Brasília? Eu acho uma das mais bonitas, principalmente no interior! Beijos

    27 de dezembro de 2014 at 13:49
  • Reply Quarto de Viagem - 5 coisas que amo fazer em viagens

    […] igrejas, inclusive templos e edifícios de civilizações antigas, os mais emocionantes foram a Catedral da Virgem de Guadalupe no México, a Candelária no Rio de Janeiro, a Basílica de São Pedro no Vaticano, a Catedral de São Basílio […]

    26 de setembro de 2016 at 18:31
  • Leave a Reply

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: