Follow:
Aeroportos Fernanda França Preparativos Reviews

Air France – A Classe Executiva/Business Class

32550579384_28fb625ce7_o

Boeing Triple 7-300 da Airfrance no Charles de Gaulle, Paris

Como dito no post sobre a Classe Premium Econômica, devido ao problema da greve dos comissários, tive que remarcar a passagem. Como já havia pagado um valor alto pelo tíquete Premium, sendo assim, preferi pagar mais 300$ dólares e voltar na Classe Executiva. O serviço ofertado na classe é bem distinto ao oferecido na Premium como é de se esperar.

No aeroporto, quem optar por este serviço terá check-in e embarque prioritários (SKY Priority), bem como 2 (dois) volumes de 32kg (saída do Brasil) mais a mala de mão totalizando 18kg. Com a mudança de legislação em março de 2017, o embarque com os volumes citados serão modificados. Verificar em cada empresa como será a mudança. Pela experiência vista em outras empresas, serão, provavelmente, 2 (dois) volumes de 23kg ou 3 (três) volumes para a Business.

Já de posse do cartão de embarque, é possível desfrutar das comodidades dos lounges/salas vips. Como voei pela companhia francesa esperei algumas horas no aeroporto Charles de Gaulle, em Birmingham não visitei nenhum lounge.

01

P4221190

Mais uma parada no aeroporto Charles de Gaulle em Paris

airfrance1

Lounge AirFrance & Skyteam

O voo de Birmingham para Paris teve duração de mais ou menos 1 hora e o serviço oferecido é o similar ao da classe econômica; isso ocorre mesmo se você comprar um bilhete diferenciado. A tripulação foi muito atenciosa e me ofereceram bebidas quentes como café e como eram 8 horas da manhã pães como croissant.

Já em solo parisiense, fui procurar o terminal com saídas para o Brasil. Todos os voos saem do Terminal 2, para Brasília sairia especificamente do Terminal 2E, sendo assim, se você descer no Terminal 1, é preciso pegar o trem que faz o deslocamento dentro do aeroporto. Passei novamente pelo raio-x e, como ainda faltavam mais de 3 horas para o meu voo com destino à terrinha, fui direto para o lounge da companhia aérea. Eles solicitam na entrada o cartão de embarque para verificação, caso você faça parte da Premium econômica, mediante pagamento é possível adentrar ao espaço.

img_9672

whatsapp-image-2017-03-12-at-11-39-33

img_9663

As comodidades do lounge

Outra informação relevante, caso você viaje em classe econômica e possua o cartão Priority Pass, no terminal citado não há nenhum lounge disponível. No entanto, há 3 oferecidos pelos participantes do cartão, estão eles no Terminal 1, Terminal 2A e Terminal 2D.

airfrance2

 O que você encontrará no lounge?

Terminal 2E

Hall K
A sala Air France irá recebê-lo diariamente de 5h30 às 23h30.

Aproveite os serviços colocados à sua disposição para relaxar ou trabalhar, fazer refeições e refrescar-se:

  • acesso Wi-Fi grátis,
  • tablets com livre acesso,
  • jornais nacionais e internacionais,
  • refrigerantes,
  • refeição quente e fria oferecida,
  • espaço de tratamento Clarins e espaço de relaxamento,
  • duchas.

A sala é acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

img_9826

Aproveitando pra relaxar e ler o jornal mais famoso do país

Classe Business

Já à bordo,  a classe está disponível na parte dianteira da aeronave. O avião é novo e, além da classe citada, há a Premium econômica e nos demais assentos a Econômica, que está localizada na parte traseira da aeronave. Existe a primeira classe que se chama “La Première” com atendimentos exclusivíssimos, não tenho certeza se a oferecem neste voo. É sempre bom verificar no mapa dos assentos ao comprar o tíquete.

No voo AF520, boeing 777-200, a Classe Business apresenta o layout 1-2-1 “herringbone”, que significa espinha de peixe. Escolhi o 3L e não preciso nem comentar como ele é espetacular e proporciona bastante privacidade, já que se torna total flatbed. O avião com saída para Brasília é mais novo e possui assento individual diferentemente do que sai às 14hs da capital carioca que oferece o layout 2-3-2, voo AF443. Comparando à outra classe executiva da Latam este serviço é muito superior, no entanto não vejo distinção ao oferecido no AF443.

airfrance3

O compartimento porta-trecos é grande e nele está localizado o fone de ouvido, nesta aeronave é possível colocar os pertences nos bins (compartimentos) acima das poltronas. Em relação ao uso da poltrona, os botões são de fácil manuseio e bem ilustrativos e o descanso para os pés é excelente mesmo para as pessoas maiores, pois não afunila ao deitar. E, por fim, não menos importante, encontra-se ali a tomada com entrada europeia.

airfrance4

Como não sou muito fã de voar, prefiro dormir e descansar, sendo assim, não avalio bem o entretenimento de bordo. Porém, eles sempre incluem títulos recentes e, para quem gosta, há um catálogo diversificado de séries, filmes, tvs ou áudios. Outro diferencial é o controle remoto que se destaca da poltrona num formato de tablet e o monitor é sensível ao toque, portanto, a empresa oferece um atendimento de alto nível e competitivo entre as companhias aéreas da Europa e América.

airfrance5

Sobre o atendimento à bordo, vê-se que a tripulação deve ter muitos anos à serviço e experiência, pois o atendimento é impecável. Ofereceram-me champanhe, bem como me foi entregue o kit de amenidades que está preenchido com produtos da marca francesa Clarins. Ele é bonito e atende às expectativas, mas o kit da Latam é melhor, este contém produtos da Salvatore Ferragamo. A comissária deixou na poltrona também a manta, o travesseiro, as pantufas e um cabide e me informou que, assim que decolasse, o serviço de bordo começaria; eles atendem em francês, inglês e há comissários que falam português neste voo.

airfrance6

Como o voo é diurno, são oferecidos o almoço (com 3 opções quentes), lanches e bebidas e a refeição (2 opções quentes), que é entregue algumas horas antes da chegada ao destino final. Solicitei como entrada a salada da estação – alga e tomate seco amarelo, terrina de foie gras, chutney de maçã e damasco e filé de salmão. Após essa saborosa entrada, escolhi carne como prato principal e ao final como sobremesa miniclafouti, carolina de amêndoas e coulis de pêssego, todos doces da culinária francesa.

Ao finalizar, ainda assim, caso queira degustar vinhos ou conhaques ou comer algo mais, são oferecidos, durante todo o voo, vários snacks, sanduíches, frutas, docinhos e seleção de queijos. Todos estão na área de self-service ou diretamente no assento que serão servidos pelo comissário direto.

airfrance7

Próximo à Brasília, ao faltarem duas horas mais ou menos, me foi oferecida a refeição da foto abaixo. Escolhi o prato frio com: camarão sauté, purê de cenouras com mel e legumes. Além disso, vieram os pães, as bebidas e a sobremesa de maçã com frutas silvestres. A louça é a mesma vista no lounge em Paris e vem com a logomarca da empresa.

img_9761

A apresentação da comida se difere de maneira relevante à da Classe Econômica

Enfim, o serviço é de excelência durante todo o período, por isso, apesar dos problemas que tive na ida à Inglaterra, indico a Classe executiva da Airfrance. O tempo de voo saindo de Paris dura por volta de 10h30min com saída do Terminal 2E e chegada no Terminal 1 em Brasília por volta das 19h30.

Falarei também sobre o serviço da Classe Executiva da Latam e já adianto que o produto oferecido pela Airfrance tem atendimento superior em relação ao produto da Latam airlines. Em breve farei um post sobre essa classe da empresa brasileira/chilena. De qualquer forma, os serviços oferecidos são excelentes e exclusivos para os clientes. Não deixe de acompanhar o review sobre as demais empresas aéreas.

32579393134_4af7b5099a_o

– Não deixe de reservar a sua viagem com nossos links parceiros como o Rail Europe, Hostelclub, Booking, Rentcars e o Weplannpois além de garantir menor preço e qualidade, o blog continua oferecendo conteúdo exclusivo e original.

– Reserve também seu hotel pelo Booking.com, site com o melhor preço, com diversos hotéis pelo mundo e com a opção de cancelamento gratuito.

– Alugue seu carro na Europa, Brasil e América Latina com a Rentcars.

Rail Europe - O melhor lugar para sua viagem de trem

Booking.com

Leia também:

Previous Post Next Post

19 Comments

  • Reply Eloah

    Gostei bastante do seu relato. Um dia ainda vou viajar de Air France 🙂

    16 de março de 2017 at 16:12
    • Reply Fernanda Santos

      Obrigada, Eloah! Acompanhe também o post sobre a classe executiva da Latam, a Airfrance é excelente com este produto, mas com os outros não tive boa experiência. De qualquer forma, é sempre ficar atenta às promoções 🙂

      16 de março de 2017 at 20:00
  • Reply Nath Travel

    Eu conheci as primeiras classes através do Passageiro de Primeira, e cada vez que tem um post sobre eu fico fascinada, sou viciada em saber o que rola de diferente em cada companhia, ainda mais porque eu ainda não tenho condiçõe$$ de voar em business, mas um dia vai, hahaha. Adorei o post!

    16 de março de 2017 at 16:37
    • Reply Fernanda Santos

      Olá, Nath! Acredita que também o acompanho e as dicas dele são vexcelentes. Aquele lá realmente sabe aproveitar e é um fanático da aviação. Também sempre estou atenta às promoções e as novidades sobre a classe, afinal, é possível viajar com conforto e pagar um preço justo. Obrigada e sucesso! 🙂

      16 de março de 2017 at 19:58
  • Reply Mirella Matthiesen

    Eita vida boa … eu amo viajar de classe executiva, mas isso só acontece quando consigo upgrade, do contrário tendo a economic plus que já ajuda bem!
    🙂

    16 de março de 2017 at 19:08
    • Reply Fernanda Santos

      Olá, Mirella! Compartilho da mesma iniciativa, também sempre fico de olho nas promoções. Os preços praticados atualmente são surreais rsrs 🙂

      16 de março de 2017 at 19:55
  • Reply Amilton

    Meu sonho um dia viajar de executiva… por enquanto só na vontade!

    17 de março de 2017 at 01:14
    • Reply Fernanda Santos

      Olá, Amilton, tudo bem? Não é impossível, fique atento às promoções 🙂 Obrigada!

      17 de março de 2017 at 13:17
  • Reply Keul Fortes

    Adorei sua experiência! Eu gosto muito da Air France. <3 Parabéns pelo post!

    17 de março de 2017 at 04:36
    • Reply Fernanda Santos

      Obrigada, Keul! Obrigada por comentar, a experiência foi excelente e agora sempre estou atenta às promoções e upgrade rsrs 🙂

      17 de março de 2017 at 13:25
  • Reply Juliana Moreti

    Que delicia de relato!
    Deu vontade de ficar rica apenas para poder ter esse luxo!
    hahahaha
    Eu também odeio voar, mas não consigo dormir (nem com Dramin). E agora com o Léo, não posso nem tentar me dar ao luxo! Assim, acabo vendo todo o serviço de entretenimento!

    17 de março de 2017 at 15:05
    • Reply Fernanda Souza

      Obrigada, Juliana! Tudo bem? Eu estou acostumando e acho que já perdi o medo para pegar esses voos longos. Ainda só não tenho paciência pra usar o entretenimento heheh, eu consigo dormir, graças a Deus. Nem imagino o quão deve ser difícil viajar com filho; em relação a voar em Business, as empresas sempre lançam promoções, é bom ficar atenta e se cadastrar nos sites que avisam quando há. Abraços! 🙂

      18 de março de 2017 at 13:04
  • Reply Luciana Rodrigues

    Meu “projeto de vida” é voar de executiva, mas nunca consegui upgrades. E realmente seu voo foi uma super experiência.

    17 de março de 2017 at 18:00
  • Reply Fernanda Souza

    Olá, Luciana! Já consegui viajar algumas vezes e só em uma paguei um valor alto, nas demais consegui promoções. Sempre estou pesquisando e compro com alguns meses de antecedência, obrigada 🙂

    18 de março de 2017 at 13:07
  • Reply Paula Abud

    Hummm que maravilha, ainda não viajei de executiva, só econômica mesmo, mas quem sabe futuramente pela Air France <3
    Beijos

    18 de março de 2017 at 15:02
    • Reply Fernanda Santos

      Olá, Paula. Maravilha mesmo, o serviço da Airfrance nesta cabine é excelente! Recomendo! Agora pela Premium Econômica eu achei caro pelo que eles oferecem. 😉

      19 de março de 2017 at 14:00
  • Reply Katarina Holanda

    Post super esclarecedor! Se for viajar de Air France, já sei pra onde correr e me preparar pra tudo, hahaha. Eu nunca viajei de executiva, deve ser bem legal.

    18 de março de 2017 at 22:29
    • Reply Fernanda Santos

      OLá, Katarina. Obrigada por comentar! O atendimento, na maioria da vezes, é de excelência. Se encontrar algo em conta, não deixe pra depois. Ah!Não deixe de acompanhar os outros posts sobre as demais cias aéreas! 🙂

      19 de março de 2017 at 13:58
  • Reply Ana Coutinho

    Nunca viajei de Air France, de qualquer forma sempre voei de economica hehe Tambem não sou muito fã de voar mas faz parte da viagem ne 😉 Valeu pelo relato!

    19 de março de 2017 at 16:38
  • Leave a Reply

    Loading Facebook Comments ...
    %d blogueiros gostam disto: