Follow:
Cinema Francês

A Borde de Souffle “Acossado”


Nouvelle Vague
A Borde de Souffle(Acossado)(1959)
Jean-Luc Godard

Filme clássico da Nouvelle Vague dirigido e produzido por Godard, mostrando a história de um ladrão, Michel Poiccard, interpretado por “Jean-Paul Belmondo” como um criminoso parisiense que está indo de Marseille à Paris em um carro roubado. Na cidade ele acaba matando um policial que tenta prendê-lo, ele foge para Paris e convence Patrícia “Joan Seberg” a esconder o corpo, enquanto isso o crime já está estampado em todos os jornais, então ele se esconde no apartamento de sua namorada onde discutem, fazem amor e ela diz que está grávida.

Logo após roubos e assaltos, é reconhecido na rua por um informante “Godard”, assim a perseguição começa, o inspetor de polícia visita Patrícia e a ludibria a entregar o namorado, pois se ela não colaborar, enfrentará sérios problemas. Michel e Patrícia vão ao cinema e logo depois para casa de amigos. Na manhã seguinte ela liga para o inspetor e informa onde está Michel. Logo em seguida, ele está na rua e é surpreendido pelo inspetor que atira ocorrendo assim a sua inevitável morte.

A idéia da história foi dada por Truffaut grande amigo de Godard na época. Participações especiais formadas pelo conhecido diretor Jean-Pierre Melville que faz o papel de uma celebridade. Daniel Boulanger como o inspetor de polícia e o próprio Godard como o informante, além de Truffaut e Chabrol. Godard dizia que esse era um cinema mais livre e pessoal, sendo mais importante a forma como se conta a história do que ela própria.

Leia também:

Previous Post Next Post

No Comments

Leave a Reply

Loading Facebook Comments ...
%d blogueiros gostam disto: